top of page

IMC: conheça o indicador do equilíbrio de nossa saúde

  • Foto do escritor: Prof. Dr. Silvio L. Alabarse
    Prof. Dr. Silvio L. Alabarse
  • 21 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jan. de 2021

Já não é segredo o principal objetivo da BMH: proporcionar equilíbrio entre corpo, mente e saúde. Afinal, já falamos bastante sobre como podemos trabalhar juntos a fim de garantir esse objetivo. Sendo assim, hoje vamos conversar sobre uma forma de medir esse balanceamento: o Índice de Massa Corporal (IMC).


Esta sigla se refere a um cálculo pelo qual é possível avaliar se determinada pessoa se encontra em seu peso ideal. É importante conhecer este indicador e saber manuseá-lo, pois estar acima ou abaixo do peso adequado pode influenciar sua saúde. Eventualmente, estas condições podem acarretar quadros como a desnutrição, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto.


Por isso, é comum que médicos, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de educação física meçam o IMC de seus pacientes, verificando a possibilidade de doenças. Entretanto, também é possível medi-lo na sua própria casa. Sendo assim, continue lendo para entender mais sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) e garantir seu bem-estar.


Como posso calcular meu IMC?


A saber, a fórmula utilizada para descobrir o IMC é muito simples. Confira a seguir:


Peso ÷ (Altura x Altura).


A partir deste modelo você pode calcular o peso de adultos saudáveis de maneira mais do que adequada. Além disso, a relação cintura-quadril também pode ser usada para avaliar o risco de doenças cardiovasculares, como diabetes, por exemplo.


O que faço com o resultado do IMC?


É recomendado que cada resultado do IMC seja analisado por um profissional de saúde dos quais citamos acima. Todavia, é possível checar os possíveis resultados de acordo com a tabela da Organização Mundial da Saúde (OMS). Vale ressaltar que o IMC entre 18,5 e 24,9 indica o peso adequado ao menor risco de doenças.


Caso o resultado aponte um índice maior ou menor do que isso, é necessário adequar a alimentação e fazer exercícios.


Ressalvas do IMC


Ao passo que o IMC é frequentemente utilizado, é importante lembrar que todo sistema possui falhas. Dessa forma, utilizar outros métodos de verificação do peso ideal é uma boa pedida para garantir resultados precisos e verdadeiros. Só para ilustrar, a medição da prega de gordura se encaixa nas opções.


No entanto, fique atento: a aplicação do IMC não é recomendada para atletas e mulheres grávidas. Para os idosos, essa classificação é diferente. Porquanto não leva em conta suas condições específicas. Ele também é contraindicado em quadros de desnutrição, ascite, edemas e em pacientes acamados.


A importância do IMC


Como dito anteriormente, o IMC é importante para indicar se estamos adequados ao nosso peso ideal. Ser aprovado nesse quesito é fundamental não apenas por questões estéticas, como também e principalmente pela qualidade de vida. Visto que o peso certo está diretamente relacionado ao estado de saúde de um indivíduo.


A BMH - Body Mind Health desenvolve treinamentos físicos flexíveis, específicos e estratégicos que vão de encontro às necessidades e objetivos de cada pessoa, seja online, em hospitais, clínicas, consultórios ou empresas. Contamos com profissionais especialistas, mestres e doutores preparados para atender todas as necessidades do paciente e aluno, visando o treinamento físico personalizado e seguro. Nosso maior objetivo é proporcionar equilíbrio entre corpo, mente e saúde.


Podemos te auxiliar na avaliação e busca por um IMC ideal.

Entre em contato conosco para viver essa experiência.


A Equipe BMH está te esperando.

Comments


bottom of page